Projetos

GERENCIAMENTO DOS PROJETOS DO RESIDENCIAL VILLAGE IPANEMA

Projeto é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos.

O Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio e, assim, melhor competir em seus mercados (Project Management Institute - PMI).

Há 12 padrões para gerenciamento projetos, programa e de portfólio do Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI), que são os padrões com mais alto reconhecimento na profissão e que, cada vez mais, vêm se tornando o modelo para o gerenciamento de projetos em empresas e governos.

O Instituto de Gerenciamento de Projetos é uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos. Com mais de 700.000 membros, seu trabalho auxilia profissionais certificados e voluntários em praticamente todos os países do mundo a aumentar o sucesso das suas empresas, evoluir em suas carreiras e tornar a profissão mais madura.

Os mencionados padrões são desenvolvidos pelos milhares de voluntários qualificados e atualizados do PMI, com experiência em todos os tipos de projetos, e estabelecem uma linguagem comum para o gerenciamento de projetos em todo o mundo.

Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos também definidos. Um projeto também é único no sentido de que não se trata de uma operação de rotina, mas um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular.

Assim, uma equipe de projeto inclui pessoas que geralmente não trabalham juntas – algumas vezes vindas de diferentes organizações e de múltiplas geografias.

O desenvolvimento de um software para um processo empresarial aperfeiçoado, a construção de um prédio ou de uma ponte, o esforço de socorro depois de um desastre natural, a expansão das vendas em um novo mercado geográfico – todos são projetos. E todos devem ser gerenciados de forma especializada para apresentarem os resultados, aprendizado e integração necessários para as organizações dentro do prazo e do orçamento previstos.

Tudo isso, ao longo do tempo, sempre foi praticado informalmente, mas começou a emergir como uma profissão distinta nos meados do século XX. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) identifica seus elementos recorrentes:

Os grupos de processos do gerenciamento de projetos são 5:

• Planejamento
  • Execução
  • Monitoramento e Controle
  • Encerramento

O conhecimento em gerenciamento de projetos é composto de dez áreas:

• Gerenciamento da Integração
  • Gerenciamento de Escopo
  • Gerenciamento de Custos
  • Gerenciamento de Qualidade
  • Gerenciamento das Aquisições
  • Gerenciamento de Recursos Humanos
  • Gerenciamento das Comunicações
  • Gerenciamento de Risco
  • Gerenciamento de Tempo
  • Gerenciamento das Partes Interessadas

É claro que todos os gerenciamentos dizem respeito a isso. Mas o gerenciamento de projetos traz um foco único delineado pelos objetivos, recursos e a programação de cada projeto.

Assim, procurando empreender com a utilização de uma metodologia moderna e reconhecida, porém adaptada aos recursos existentes, os projetos iniciados na gestão da atual Diretoria da Associação de Moradores e Proprietários de Lotes do Residencial Village Ipanema vem recebendo essa orientação e, dentro do ciclo dos respectivos grupos de processos em que cada projeto atualmente está a Diretoria os apresenta aos associados, a título de informação:

TABELA DE PROJETOS:

image image